domingo, 14 de agosto de 2022

FUNÇÃO DE PAI

 



Na nossa espécie, função de pai e função de mãe são necessariamente casadas: não podemos dispensar nenhuma das duas.

Entenda-se função de mãe como extensão do ventre; entenda-se função de pai como extensão do parto.

A primeira acolhe, dá colinho, abriga, protege, aquece e alimenta.

A segunda ajuda a trazer para o mundo, atende às capacidades de crescentes independência e autonomia.

Nossa espécie, metida a poderosa, é de uma fragilidade sem igual: vamos precisar das duas funções ao longo da vida, às vezes mais, às vezes menos, mas não as dispensaremos jamais.

De início, exercidas por quem nos criou, sejam os pais biológicos ou adotivos, sejam as tias e tios, avôs e avós, os irmãos mais velhos, as babás, as vizinhas…

Nenhum deles exercerá apenas uma das funções: a mãe que amamenta e conversa com o bebê está atendendo sua capacidade de aprender a falar. O pai, que lhe dá a mão nos primeiros passos, protege, ampara e capacita.

Ao longo da vida, essas funções casadas (ou fragmentadas) virão dos amigos, dos professores, dos livros, das redes sociais, dos filmes, da família, namorados e namoradas, de nossos filhos e netos, até de nossos bichos de estimação, de toda parte vêm elas a nos alimentar o corpo e a alma: acolhimento e crescimento. Não ficou no passado. Não vivemos sem elas.

Hoje é um dia marcado para o reconhecimento de duas coisas: de quem nos deu e dá acolhimento e crescimento… e de nossa eterna necessidade de quem os continue nos dando.






O SUPEREGO E O MEDO DO DESAMPARO - O AMIGO PERGUNTA

 



De Vladimir Dietrich: “Eu até entendo que o desamparo seja uma força tremenda para os humanos, já que nascemos tão dependentes. Mas, por que ele se mantém como força de chantagem, mesmo depois de crescidos?”

Francisco Daudt: Você toca na principal arma que o Superego tem para nos impor suas crenças, mesmo quando elas são totalmente atrapalhadoras de nossos desejos: o medo do desamparo.

Certo, ele começa como instinto de sobrevivência, junto com os outros medos de raiz (escuro, altura, confinamento, répteis, grandes insetos etc.). Mas, como temos pouco contato com os outros, é MUITO contato com a ameaça de desamparo (“Assim eu não vou gostar mais de você”), é ele que fica como principal.

É ele que vai formar nosso Superego, nas seguintes bases: “como eu devo ser e me comportar para continuar a ser amparado?” Daí, nosso ouvido será o principal instrumento para absorver essas informações das quais dependem nossa sobrevivência (o amparo tem essa força imaginaria).

Você pode crescer num ambiente religioso formal, e absorverá as crenças e a moral religiosa (houve tempo em que eu acreditei que a a masturbação me mandaria para o inferno), e isso será o senso comum religioso. Ou pode crescer em família leiga, e absorverá as crenças e a lei moral do senso comum leigo. Não importa: O SENSO COMUM É A MAIS PODEROSA DAS RELIGIÕES. Sua principal lei é: pense e aja como todo mundo, senão…

Outro dia, um cliente de 24 anos me contou que gostava muito da namorada… mas odiava como ela tinha se transformado a partir da transição da ficância para o namoro: passou a ser exigente de várias “consolidações sociais da relação” (ficar o fim-de-semana inteiro grudados; apresentá-lo à família; diminuir a atividade sexual; discutir a relação (D.R.) frequentemente; postar fotos do casalzinho no Instagram etc.).

Ele lhe disse que gostava muito dela, mas estava odiando o tal de “namoro”, que queria voltar ao estado anterior. Ela disse, “mas namoro é assim, todo mundo sabe!, se você não quer namorar, então você não gosta de mim, você é egoísta, vamos terminar”.

Ela usou do senso comum (namoro é assim, todo mundo sabe), ela o enquadrou num antimodelo (egoísta), ela o ameaçou de desamparo.

Como ele não estava apaixonado - os apaixonados se infantilizam, voltam a ser altamente vulneráveis ao desamparo -, como ele não comprava a lei de namoro do senso comum, como o antimodelo do egoísta não lhe colava, terminou o namoro com um misto de tristeza e alívio…

Resulta que, quanto mais autônomo e independente você é, quando menos vulnerável às leis do senso comum será, quanto menos manipulável pela ameaça de desamparo será. Seu Superego terá menos poder.





CAPA E CONTRACAPA DO LIVRO NOVO




Arte de Tita Berredo, texto de Eduardo Affonso.








 

O BALDE E A TRANSFERÊNCIA

 



O conceito de transferência, em psicanálise, parece misterioso mas é simples: trata-se de transferir a um estímulo sensorial (algo que foi visto, ouvido ou sentido) um arquivo de nossa memória, que passa a dar um significado ao estímulo.

Quando você lê BALDE, aqui, transfere para essas manchinhas pretas na tela um arquivo de sua memória, e elas ganham um significado… de balde. O processo é tão automático, que você nem percebe que ele se deu. Se você lesse EIMER, não haveria arquivos de memória para transferir, a coisa não significaria nada (Eimer é balde em alemão).

Pois eu e minha irmã, quando crianças, fizemos uma brincadeira curiosa: ficamos falando “balde”, um para o outro, como se fosse uma conversa de palavra única, por uns cinco minutos… ao fim dos quais, já não sabíamos mais o que era balde. Virou um ruído. Tínhamos desconectado o automatismo da transferência! Claro, se alguém nos perguntasse o que era balde, iríamos responder. Mas sem o automático, íamos ter que pensar…

A transferência neurótica (reação exagerada frente a um estímulo banal) é mais complexa. Mas tem as mesmas bases. Meu melhor exemplo para ela é o “gato escaldado tem medo de água fria“. Um gato que sofreu queimaduras, porque um dia alguém jogou água fervendo nele, vai pular alto se sentir água fria batendo-lhe no lombo. E isso vai durar anos: a transferência automática é “qualquer água no lombo vai me queimar”. Os arquivos de dor estão cruelmente gravados em sua memória.

Disclaimer: nenhum animal foi molestado ou ferido no fazimento desta postagem.

Disclaimer 2: Mesmo falando de psicanálise, nenhuma palavra desconectada de arquivos de sua memória foi usada neste texto. Não houve “parapraxia”, nem “busca do inefável”, nem “supereu” que te deixassem perplexos. Isto foi sim intencional.






ÉDIPO NO CONSULTÓRIO - O AMIGO PERGUNTA



“Meu nome é Édipo, sou rei de Tebas e quero me matar. Ou pelo menos furar meus olhos! Só vim aqui porque o Terésias insistiu muito…”

“Bem, já que o Sr. veio até aqui, poderia me dar três meses antes de fazer essas coisas, para ver se eu posso ajudá-lo? Por que o Sr. quer se matar, ou furar os olhos?”

“Tá bom, doutor, mas só três meses. Eu sou culpado pela praga que assola Tebas, pois descobri que matei meu pai e me casei com minha mãe. Sou um monstro!”

“Olha, monstros não costumam aparecer no consultório, pois eles não sofrem com seus malfeitos. O Sr. tinha plena consciência de que eles eram seus pais, por ocasião da morte e do casamento?”

“Não, não! Só descobri depois, quando me disseram que eu era filho adotado pelos reis de Corinto, e sobre quem eram meus verdadeiros pais. Mas aí já era tarde… e olha que eu fugi de Corinto justamente para escapar da sina que a pitonisa de Delfos me lançou: matar meu pai e casar com minha mãe…”

“Majestade, o psicanalista é um advogado de defesa. O Sr. já chega aqui com uma sentença feita, e isso é injusto, só a acusação teve voz. Está errado! Antes de mais nada eu quero ver os autos do processo.

E começamos bem: se o Sr. não sabia quem eram eles, temos um excelente começo: não houve intenção, nem parricida, nem incestuosa. Sem intenção, sem conhecimento, sua culpa diminui enormemente. Vamos ver agora em que circunstâncias esses fatos se deram”.

(Segue em “Édipo no consultório 2”)





 

ORGASMO SÁDICO - O AMIGO PERGUNTA

 



“O que pode haver de erótico na boca de uma mulher anestesiada?”

Francisco Daudt: Nada. Afora o estímulo sensorial, o orgasmo desse caso não vem do erotismo, e sim do extremo da transgressão. Há a adrenalina do risco pelo desafio ao Superego, não só o interno, mas à sua representação externa: a sociedade, a equipe médica e enfermagem, a violação do juramento de Hipócrates, o sagrado da maternidade etc.

O Marquês de Sade costumava se masturbar diante de um crucifixo, desafiando a imagem com blasfêmias (“Se você existe, me mate agora, seu porco!”) e finalmente chegando ao orgasmo com uma gargalhada: “Está vendo? Eu venci! Você não existe!” Não há melhor exemplo de que o prazer, ali, vinha do desafio e da vingança, não do erotismo.

Como nada do que é humano nos é estranho, Nelson Rodrigues uma vez reclamou: “Quem são esses loucos que querem abolir o pecado, na prática sexual? Eles vão matar grande parte de sua graça!” De fato, quanto mais proibido e transgressor é o sexo, mais ele se afasta do sexo pessoal, mais ele se aproxima do fetiche e da masturbação. E a masturbação é a principal vida sexual dos homens.

“Peccato che non sia peccato” (“é uma pena que não seja pecado”), diz-se em italiano, lamentando que uma comida deliciosa não tenha esse “tempero extra” da transgressão, esse bônus de prazer…






PSICANÁLISE: COMO SE TRATA A DOENÇA? - O AMIGO PERGUNTA



De Claudio Kuyven: “Você disse que o diagnóstico é a base do tratamento psicanalítico. Como assim? Se o ortopedista faz um diagnóstico, ele indica um procedimento. O procedimento é o que trata. Mas e em psicanálise?”

Francisco Daudt: Sim, em psicanálise, o diagnóstico é o tratamento. O que acontece é que a psicanálise faz diagnóstico o tempo todo. Ela é, na verdade, uma constante investigação em busca de conhecimento que atravesse a complexidade da mente. Diagnóstico vem do grego: dia = através + gnosis = conhecimento.

E é conhecimento, é diagnóstico, da doença e da saúde. Saber-se da saude do cliente é crucial; quando a doença é vício, p.ex: um casal tem uma ligação sadomasoquista, mas… também tem um vínculo amoroso.

Quando você faz o diagnóstico de que o vício rouba o potencial amoroso deles, e que o vício é resultado de algo não escolhido, mas absorvido do ambiente familiar de origem, neste momento você aciona a mais poderosa arma de cura da psicanálise: nosso senso inato de JUSTIÇA.

Ao se perceber joguete de sua história (o complexo de Édipo é isso), o cliente se mobiliza para ser dono de sua vida, para trilhar o caminho que mais lhe convém, para se libertar de um passado que lhe atrapalha os desejos mais autênticos. A psicanálise serve a isso: busca de justiça.

O diagnóstico da doença aciona a vontade de se livrar de uma prisão injusta; o diagnóstico da saúde é, essencialmente, o conhecimento de seu desejo mais autêntico, que ele buscará realizar. Ou você acha que se matar cheirando cocaína é expressão do desejo autêntico de alguém?

É por isso que a cura, em psicanálise, vem do constante diagnóstico. Cabe ao psicanalista transferir tecnologia para o cliente, de modo a que ele continue a se conhecer (a se diagnosticar) pela vida afora.

É a isso que Freud chamou de “análise interminável”.