quinta-feira, 17 de outubro de 2024

MAU HUMOR

 



A cara fechada, a expressão de poucos amigos, de “nem vem”, os grunhidos baixos e outras manifestações parecidas fazem o conjunto do que se chama de mau humor.

O mau humor emite sinais variados, o mais claro deles é de que há um drama em curso: ou a pessoa está sob uma situação dramática, ou ela mesma é quem produz o drama. No primeiro caso, ela está sofrendo; no segundo, ela está no controle, fazendo os outros sofrerem (mas também sofrendo do drama, pois ela o leva a sério).

Em termos psicanalíticos, o mau humor é sinal de que o Superego está imperando: ou o mal humorado está sob seu massacre, ou ele está assumindo o papel de Superego para massacrar os outros. Ou seja, sim, mau humor e mau sinal, é sinal de provável doença psíquica, pois a pessoa que dele sofre vai buscar algum alívio, dentro da equação “drama leva à dureza; o duro pede um Dreher”.

Tomando o Dreher como alívio vicioso (que pode ser alcoólico, como o próprio Dreher), abrem-se algumas possibilidades:

1. a pessoa está sofrendo de drama externo ocasional? O mau humor é novo e seu alívio será tão pontual quanto seu mau humor, logo, não há doença.

2. a pessoa está fazendo seu drama e já incorporou o mau humor como estilo próprio? As chances desse alívio vir de uma doença aumentam muito.

3. a doença mais comum ligada ao mau humor é o vício de sadomasoquismo não sexual, em que a pessoa encarna seu Superego para fazer sofrer os outros, para repassar seu sofrimento.

4. outro vício ligado ao mau humor é o sadomasoquismo do tipo fodão-merda, em que o mau humor é mais uma exibição de sua “temida superioridade fodona”, que chama a todos os atingidos de merdas.

5. seu mau humor vem dela mesma, mas não é costumeiro, não está presente há muito tempo? Há chances de haver depressão, tendo a irritabilidade como sintoma principal, o que é um dos principais problemas para o diagnóstico de depressão, pois a pessoa não parece derrubada, e sim ativamente irritada com tudo.

6. Há um curioso mau humor matinal do mimado, que está furioso de sair do sono e entrar no mundo que lhe cobra coisas, faz disso um tremendo drama… que pede Drehers variados, o mais comum entre os jovens será a maconha.

Enfim: em psicanálise, o mau humor é mau sinal a ser investigado, não pode passar como “ele é assim mesmo, deixa pra lá”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário