domingo, 21 de maio de 2023

DIAGNÓSTICOS EM PSICANÁLISE - 1º capítulo

 


ATENDENDO AOS ALUNOS:

DIAGNÓSTICOS EM PSICANÁLISE - 1º capítulo

Os psicanalistas se desinteressaram da busca da cura por vários motivos: insucesso terapêutico, sim, mas também porque não aprendem a diagnosticar as doenças psíquicas (psicopatologia).

A psicopatologia psicanalítica não é igual à da classificação habitual das doenças mentais do C.I.D. (Código Internacional das Doenças, cuja lista oficial tem mais de 300 ítens).

Os alunos me pediram; fiz então um roteiro diagnóstico condensado para eles, tudo voltado para aquilo em que a psicanálise tem efeito.

Sua base é mais simples, mesmo porque há várias doenças que estão fora do alcance da terapia psicanalítica. As psicoses, p.ex. Eu não vejo como alcançá-las pela psicanálise, apesar da importância em diagnosticá-las, para distingui-las das neuroses.

Esse roteiro deve morar em suas cabeças. Não é o caso de, na entrevista com um novo cliente, sair perguntando ítem por ítem, mas é importante saber o que pesquisar.

A psicanálise que proponho busca a cura das doenças. É certo que cura, em psicanálise, é sempre diminuição percentual das doenças psíquicas, que não se zeram nunca. Mas para buscar a cura, o primeiro passo é o diagnóstico. Vamos a ele então.

(Em breve os próximos capítulos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário