“Você diz que o caminho para a felicidade consiste em conhecer os próprios desejos e realizá-los. Mas, e quanto aos desejos reprimidos? Isso se aplica?”
Francisco Daudt: Não… em parte. Acontece que alguns desejos são reprimidos porque são olhados pelo Superego de maneira rudimentar e distorcida, e aí sim, parecem monstruosos e qualificados para a repressão.
Por exemplo: você descobriu em análise que “no fundo, queria matar seu pai”. Daí concluiu que existe um monstro dentro de você, ele tem que ser mantido sobre repressão. Faz todo o sentido, não?
Mas suponha que você arranjou um psicanalista capaz de entender que o desejo em pauta não tem nada de assassino, que há sim um desejo digno e legitimamente seu envolvido na coisa: o desejo de justiça. Você sofreu com as injustiças vindas de seu pai e, por falta de instrumentos, ficou com a reação infantil de vingança, a forma mais primitiva de justiça.
“Ah, se você quer mal a essa pessoa sagrada que te deu tudo na vida, então você é um monstro”, diz o Superego. Pronto: repressão nele!
A partir daí, a questão principal está obscurecida pelo medo do monstro, e os efeitos da repressão vão se construindo (o menino bonzinho que não sabe dizer não, p.ex.).
Quando se descobre o desejo de justiça envolvido, a pessoa pode aprender instrumentos civilizados de corrigir as injustiças: negociação, mediada ou direta, acerto de ponteiros, ou se não der, tomar distância e cuidar da própria vida.
Nessa hora, o desejo reprimido mostra sua face legítima, a de desejo de justiça, e deste modo pode ser realizado.
Resumo da ópera: o desejo reprimido dos neuróticos obsessivos é, afinal, o desejo de justiça.
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