domingo, 2 de janeiro de 2022

A COMPLEXIDADE DO CHORO


“Para quem quer se soltar / invento um cais”

A conversa entre ninho e voo; chegada e partida; âncora e viagem; porto e mar; simples, complexo e simples de novo, é uma constante nesse especial dos 50 anos do Clube da Esquina: Milton, nascimento e morte…

Milton se soltando das amarras de seu Parkinson, a conversar com o menino Zé Ibarra, reencarnação de sua voz cristalina de criança, aquela que me deslumbrou em 1967, quando ouvi “Travessia” pela primeira vez.

De quantas camadas é feito um pranto? Da beleza da música, e do impartilhável que ela contém, por certo… mas também da tristeza, da pena, que contempla o tempo que passou para ele e para mim, o efêmero da vida, sua irrelevância e riqueza. 

Se pudesse escolher um momento máximo desse choro, seria o da dimensão sinfônica que a Orquestra de Ouro Preto deu àquela que considero a melhor frase instrumental de Milton, os acordes decrescentes com modulação que iluminam o “Cais”.

Sei que não poderia ter um presente de natal melhor, uma viagem pela delicadeza que me fez esquecer por um momento o ano torpe.

Invento um cais, e la nave va.


 





2 comentários:

  1. De quantas camadas é feito um pranto? Uma pergunta para se pensar:Pranto é um substantivo masculino que tem sua origem no latim “planctu” que significa lamentação, choro, queixa ou o ato de lastimar-se. Sua forma verbal é prantear que significa lacrimejar, chorar ou choramingar.

    O pranto é uma forma de se expressar, cujos sentimentos podem se tornar exacerbados, vindo à tona em forma de lágrimas, tristeza e lamentações. Esse é o significado do dicionário, pensar em camadas, é analisar como se constitui as lembranças, os sentimentos. Se vivemos em sociedade, vamos ter encontros e desencontros, as relações,será construída.

    Camada, pode ser frágil ou forte. É preciso ter camadas fortalecidas, para poder elaborar depois que o pranto ultrapassar as camadas que blindam o sujeito de chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para dúvidas ou sugestões, envie mensagem para o e-mail:

      fdaudt2@gmail.com

      Excluir