quinta-feira, 24 de junho de 2021

DESEJO: PERFIS - O AMIGO PERGUNTA

 


Rodrigo Souza: “Por que um cara como eu, de 25 anos, passa a ter desejo por homens mais velhos?”

Francisco Daudt: A psicanálise investiga como é o desejo da pessoa, e quais são os problemas que interferem nesse desejo. Em princípio, não há problemas no seu desejo, isso é só o perfil dele. E a minha resposta pode não te atender, dada a singularidade que os desejos têm.

Mas, de fato, andei vendo desejos semelhantes no consultório, e achei alguns pontos em comum neles: a busca de figura paternal, que contém acolhimento, colo, reconhecimento amoroso, força e grandeza, porto seguro, proteção; mais a vontade de ser dominado/possuído por um poder gentil, de se entregar a alguém que tome conta, de esquecer das ameaças do mundo em seus braços, pois se está “em boas mãos”.

Além disso, costuma haver um desejo de corrigir a própria história. Muitos gays passaram pela experiência de dois tempos em relação ao próprio pai: um tempo amoroso, em que o pai as acolhia e acarinhava; seguido de um tempo de rejeição, quando o pai foi percebendo a orientação homoerótica do filho.

Disso resulta que o objeto de desejo, para muitos gays, seja um homem hétero, mais velho ou não. A parte triste é que, em vez de ser corrigida, aquela história de proximidade seguida de rejeição muitas vezes se repete, no drama da paixão.

Isso sim, é um assunto para se tratar na psicanálise.




Nenhum comentário:

Postar um comentário