segunda-feira, 5 de abril de 2021

PSICANÁLISE E VALORES - O AMIGO PERGUNTA

 


“Para você, a psicanálise defende valores?”

Francisco Daudt: Sem dúvida. Se a psicanálise reconhece que há doenças, ela defende a saúde psíquica. Ela precisa ter clara essa meta, do que é e de como se constrói a saúde psíquica: no conhecimento dos próprios desejos e na capacidade de implementá-los.

Isso implica independência e autonomia, consciência do que te manipula, construção do indivíduo que você é, através do descarte do que te invade (desejo claramente iluminista) e o cultivo de uma ética (não causar danos, nesse processo).

Ampliação da consciência implica valorização do verdadeiro sobre o falso. Eliminação da tirania mental (não haver um Eu submetido ao maltrato do Superego nem joguete do Id) por valorização da prática parlamentar entre os poderes mentais, como uma democracia interna.

A ética precisa ser soberana nesse processo, pois se houver dano, haverá tirania. E aqui declaro minha ética preferida: a Utilitarista, de John Stuart Mill.

De maneira muito resumida, ela diz: “A felicidade de todos me interessa, pois suas infelicidades atrapalham a minha felicidade”. 



 
 A CRIAÇÃO ORIGINAL - A TEORIA DA MENTE SEGUNDO FREUD




Nenhum comentário:

Postar um comentário