CAMINHOS DO DESEJO
“Você disse que o desejo sexual se desperta de maneira diferente em homens e mulheres? Como assim?”
Francisco Daudt: A testosterona é o hormônio do desejo, com uma particularidade curiosa: quanto mais testosterona, mais tesão visual.
Como os homens têm níveis altos de testosterona, seu tesão é principalmente visual. Eles valorizarão saúde e fertilidade, outros dos componentes naturais que nos levam à reprodução impensada. Truques da mãe natureza. Os sinais físicos desses atributos são boa simetria facial, juventude (ausência de flacidez e de cabelos grisalhos), distribuição de gordura (mamas e quadris cheios) e mucosas coradas (sem anemia).
Resulta que as mulheres tendem a se enfeitar com aquilo que lhes realce (ou simule) a juventude e a saúde: pintam os cabelos, as maquiagens são em tons de vermelho, fazem plásticas (silicones e eliminação de rugas), usam sutiãs (do francês “soutiens”, significa “que sustenta”, que não deixa os seios caírem).
Já nas mulheres, o desejo tem outro caminho: uma mulher detectará um homem “interessante”. Se esse homem a olhar com desejo, aí sim, o tesão por ele aparecerá.
O curioso é que esse “interessante” não segue os mesmos critérios masculinos: ele se refere a subjetividades como postura, segurança, firmeza, decisão, “solidez”.
Mas então as mulheres não têm tesão visual? Sim, 10% das mulheres têm altos níveis de testosterona; essas terão um desejo muito parecido com o masculino.
Apresentei esses conceitos numa palestra na Light, para cem mulheres e vinte homens. Algumas mulheres protestaram, que eu estava sendo machista, que elas tinham sim tesão visual.
Propus então um teste imaginário: “pensem em duas fotos. A primeira é de um garotão de uns vinte anos, muito bonito, sem roupa e contra um fundo neutro. A segunda é de um homem nos seus 40 anos, de terno Armani, têmporas grisalhas, saindo do banco de trás de uma Mercedes. Quem é o mais atraente?”
O grupo que preferiu o garotão tinha dez mulheres; o do terno Armani, 90.
“Agora os homens: a primeira foto é de uma mulher de vinte anos, muito bonita, nua contra um fundo neutro. A segunda, de uma de 40 anos, igualmente bonita, num tailleur Chanel, saindo do banco de trás de uma Mercedes”.
Houve unanimidade. Isso é a mãe natureza...
A CRIAÇÃO ORIGINAL - A TEORIA DA MENTE SEGUNDO FREUD
Disponível em: https://7letras.com.br/livro/a-criacao-original/
Nenhum comentário:
Postar um comentário