“O que é formação reativa, em psicanálise?”
Francisco Daudt: É uma atitude que se constrói, se forma (formação) em reação (reativa) a algo que a pessoa considera muito feio, errado, mau. É um mecanismo de defesa contra a angústia de ser mal julgada: “Olha, eu sou o contrário dessa coisa feia, viu?”
É um movimento meio deliberado, meio inconsciente. Começa na infância, em geral, mas pode ser tardio.
A “bonzinhice” é típico exemplo de formação reativa. Primeiramente, por seu caráter exagerado: bondade é uma coisa, bonzinhice é outra. Aquela doce criança, supercomportada, que nunca dá trabalho, tão boazinha, já está sofrendo de formação reativa.
Mas reativa a quê? Reativa à maldade que vem da raiva. A raiva é talvez o sentimento mais difícil de se administrar. Apesar de ela ser a reação natural às injustiças, é extraordinariamente complicado para uma criança ter rebeldia às injustiças que vêm dos adultos. Como apresentar de maneira serena seus pleitos de justiça?
Outro dia contei que minha primeira lembrança da vida foi de raiva/ciúmes. Você imagina o pirralho de três anos que eu era chegando para minha mãe e dizendo “Estou sendo ameaçado de abandono porque você vai ter um bebê novo, coisa que não seria justa. Isso é verdade?”
Impossível. O que fiz eu (sem decidir nada, claro)? Fiquei bonzinho, não dei trabalho, amei minha irmãzinha nova, tudo na vã esperança de ser amado...
Desenvolvi uma formação reativa contra a raiva, a “bonzinhice”.
Outros exemplos de formação reativa: a macheza exagerada (por temor de viadagem); os pudores e nojinhos exagerados (por temor da própria sexualidade); as demonstrações exageradas das próprias virtudes (por desejo de superioridade moral e temor de incorreção política).
Enfim, todas as vezes em que você notar que está exagerando em alguma atitude, pode se investigar sobre uma formação reativa em andamento...
A CRIAÇÃO ORIGINAL - A TEORIA DA MENTE SEGUNDO FREUD
Disponível em: https://7letras.com.br/livro/a-criacao-original/
Nenhum comentário:
Postar um comentário