quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Consulta: Receber Pensão de Ex?

 (Publicado em 01 de fevereiro de 2012)


Após o casamento de quase 20 anos houve separação traumática (descoberta de outra “família” com filhos) e venho tentando tocar minha vida. Meu sustento financeiro vem da pensão aos filhos, o que me envergonha e não vejo como me libertar da situação. Mas tem dias que me pergunto: será que quero e preciso me libertar?

Abrem-se aí algumas possibilidades: se o acordo tácito (ou explícito) do seu casamento foi que você cuidasse da infra-estrutura da casa, e da criação dos filhos, enquanto seu marido cuidava do provimento, você tem direito jurídico e ético à continuação desse provimento, não apenas para seus filhos, mas para você também, e não há porque ter vergonha disso. Seu marido cometeu uma traição grave, desviando substanciais recursos da sociedade que mantinha com você para sustentar outra família. Equivalente a perder patrimônio apostando em cavalos lerdos.

Se ele estimulou uma carreira para você, participou da infra da casa e dos filhos, te apoiou como pessoa e profissional, e seu papel de provedor, ainda que gastasse seu dinheiro com outra família, não implicou uma vida insatisfatória para vocês (ou seja, se ele é rico o bastante para essa proeza), bem, apesar do jurídico te apoiar, viver do dinheiro dele é mais uma punição do que uma necessidade. Aí a ética torce o nariz, e você deve mesmo ter alguma vergonha. Além do fato de que você está prolongando uma relação de dependência que te impede de procurar a felicidade pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário