(Publicado em 01 de fevereiro de 2012)
Eu tenho ataques de lembranças que me deixam muito envergonhado. Às vezes eu tenho que gritar para espantar essas lembranças. O que é isto?
É um sintoma da neurose obsessiva, chamado “lembranças constrangedoras”. Ele é resultado de um desejo exibicionista, com a crítica interna de que ele não é apropriado. A palavra chave deste sintoma é o ridículo. O sentimento de ser ridículo se dá no momento em que a pretensão descabida se torna visível. Exemplo: suponha que você tenha a pretensão de saber falar inglês. Mas sua pretensão é descabida, pois seu inglês é precário. Em alguma situação você se vê obrigado a falar inglês frente a outras pessoas que o falam bem. Elas vão notar a distância entre o inglês que você anunciava falar e o inglês que você realmente fala.
Este é o momento do ridículo. Não é algo que seja engraçado, ou cômico. Não será algo de que as pessoas irão rir com você, mas que irão rir de você.
O desejo exibicionista não tem nada de errado. Todos nós queremos aparecer e sermos admirados. O ponto central é o descabimento. Se nós formos humildes o bastante para exibir o que realmente podemos produzir, jamais seremos ridículos. É interessante que o desejo exibicionista possa conviver com a avaliação humildificadora daquilo que podemos realmente apresentar como algo admirável.
Material publicado na Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário