(Publicado em 01 de fevereiro de 2012)
Meu filho tem 17 anos e sempre foi um tímido, pouco social, leitor de tudo, tem medo das moças (acho que ele é virgem). Será que ele é gay?
Não tenho como saber. Mas já sei que ele sofre de um problema de que muitos de meus clientes homens sofrem: delicadeza envergonhada. Esses homens nasceram assim. Voce deve ter observado isso em seu filho desde pequeno. São menos agressivos, menos competitivos, mais sensiveis, gostam de brincar sozinhos (e uma das melhores formas de brincar assim é a leitura), sao contemplativos, tendem ao gentil e ao romântico. Mas entao qual é o problema?
Eles são diferentes da maioria dos homens. Quando começa a adolescência, seus colegas os discriminam, ou mesmo os maltratam. Uns se recolhem cada vez mais na solidao. Outros, infelizmente, por medo do senso comum (exemplo: o da sua pergunta), se submetem a maioria e se tornam envergonhados de sua delicadeza ao tentar imitar o comportamento do bando, da tribo, e acabam perdendo a beleza de espírito que tinham. Isso causa problemas, o que teria um nome genérico: infelicidade.
Seja você a primeira a respeitar e a acolher a singularidade de seu filho, para que ele nao se envergonhe dela. Para que mesmo possa dela se orgulhar e manter elevada sua auto-estima. As coisas mais belas que a humanidade produziu, desde as artes e a filosofia, até mesmo nas ciencias, vieram dessas pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário